terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

3) DEUS X RELIGIÃO

No filme Náufrago, maravilhosamente interpretado por Tom Hanks, um homem que vivia no olho do furacão do mundo capitalista, de uma hora para outra se viu náufrago em uma ilha distante, após a queda de um avião da FEDEX (Federal Express, os Correios americano).

Além de demonstrar que o homem só na ilha volta ao status primitivo, o filme aborda com bastante competência a tão propagada relatividade do tempo, abordada por Albert Einstein, ícone da física do Século XX.

Se para o Chuck Noland (Tom Hanks), enquanto executivo da FEDEX, tempo valia dinheiro e não devia ser desperdiçado (ele desafiava os concorrentes colocando um relógio em determinadas encomendas para provar que chegava dentro do tempo combinado), quando se viu náufrago, o mesmo Chuck Noland percebeu que o mesmo tempo passava de forma implacável, independentemente da sua vontade, e que pequenas coisas como fazer o fogo, poderia durar alguns dias e até semanas.

E é justamente essa solidão de ver o tempo passar incondicionalmente, perceber que a noite vem e o dia vai da mesma forma, o homem tende a loucura, necessitando criar dogmas que lhe conforte diante da sua insignificância perante a natureza. O Dogma criado pelo naufrago foi uma bola da marca Wilson.

Wilson virou um personagem incontestável para aquele homem, ao ponto de ter chorado feito uma criança quando a bola se perdeu ao mar. Não fosse Wilson o naufrago possivelmente teria sucumbido, já que até pensou em praticar suicídio perante a indiferença da natureza ao seu problema.

É justamente essa indiferença da natureza que faz o homem criar suas superstições, incluindo ai as religiões. A ilha antes do naufrago era a mesma ilha, o mar era o mesmo mar, o céu e as estrelas idem e a chuva e outras intempéries ocorriam com ou sem o homem ali.

Substitua-se a ilha pelo planeta terra. Segundo a ciência (e eu acredito na ciência), o planeta tem aproximadamente 5 bilhões de anos, enquanto o universo teria 15 bilhões de anos depois do Big Bang.
Veja no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=NDV2lnf3DHU
http://www.youtube.com/watch?v=bcU23hOPrvA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pxw3GY9mbY4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=XsfCc-yRVmM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cblC3eZo3sw&feature=related







Para calcular a idade de uma rocha é preciso somar o tempo de sua formação no interior do planeta, o período de esfriamento (que pode chegar a 500 mil anos) e o tempo que ela leva para surgir na crosta.

Na datação de rochas os cientistas identificam em sua composição elementos radiativos. Sabe-se que todo elemento radiativo (isótopo instável) se transforma naturalmente em um isótopo estável.

O tempo máximo de transformação também é uma variável conhecida. Assim, é possível calcular a idade de uma rocha investigando quanto ainda resta do elemento radiativo. Explica-se: A desintegração radioativa de átomos instáveis funcionam como relógios do universo.

Cada isótopo instável de um elemento químico tem um período de tempo dentro do qual o número de átomos existentes se reduz à metade por desintegração radioativa. Dos 320 isótopos existentes na natureza, 40 são radioativos. A determinação radiométrica do tempo se distingue entre os relógios de ação demorada e os relógios de curto tempo.

Dentre os isótopos de medição de ação demorada estão o Urânio-Chumbo e Tório-Chumbo cujo tempo de redução à metade é de 4.47 bilhões de anos; 1,31 bilhões de anos para Potássio-Argônio e enormes 48,8 bilhões de anos o Rubidio-Estrôcio. Já a medição de curto prazo é feita pelo isótopo Carbono 14, onde a desintegração de metade de seus átomos acontecem em 5.730 anos.

Dentro desse e outros critérios mais complexos, calcula-se que o surgimento da vida se deu há 3 bilhões de anos e os antepassados do homo-sapiens teria surgido há aproximadamente 300 milhões de anos. Da mesma forma que a natureza estava lá antes do naufrago chegar na ilha, Deus também estaria antes do surgimento do universo.

Já a religião não tem mais que 10 mil anos de história registrada na idade moderna. Se o homem é criação de Deus, a religião é criação do homem, portanto distante daquele.

Tanto é verdade que outrora a religião apoiava a idéia em que a terra era o centro do universo. Homens da ciência diziam que não e provou-se que estavam certos. A religião apoiava a idéia de que a terra era plana. Homens da ciência diziam que não e provou-se que estavam certos.

Ouso dizer que Deus está ao lado da ciência e absolutamente equidistante da religião, tanto é que foram homens obstinados pelos estudos da natureza como Sócrates, Hipócrates, Newton, Torricelli, Baskara, Robert Boyle, Pascal, Copérnico, Da Vinci, Pitágoras, Kepler, Montesquieu, René Descartes, Beethoven, Thomaz Edson, Albert Einstein, entre tantos outros que ajudaram a melhorar nossas vidas e não os supostos profetas da religião.

Ao decifrar os movimentos cósmicos sem qualquer instrumento, descobrir fórmulas matemáticas irrefutáveis, teorizar o átomo sem qualquer microscópio, compor uma complexa melodia mesmo sendo surdo, dar as primeiras informações sobre as células e os microssomos, domar a eletricidade, formatar toda a informática a partir dos números binários, criar obras de artes imortais, esses homens nada mais fizeram que a manifestação divina através do conhecimento.

Por outro lado, a religião disseminou a discórdia, a intolerância, o preconceito, a ignorância e tantas outras maldades que manteve os homens na obscuridade e contra as descobertas acima elencadas. Parece até que a religião foi criação do diabo contra a obra de Deus.

O fato é que tanto o diabo como a própria religião são culturas humanas tal qual a bola Wilson do naufrago citado no começo do texto. Que venham as críticas e opiniões.

11 comentários:

  1. Estes assunto é muito polêmico e discordo da opinião abordada no texto.DEUS está do lado da religião,a qual nos incentiva a sempre ter fé em sua exitência.A religião se resume na fé tendo como base a BÌBLIA,escrita pelos PROFETAS que foram inspirados por DEUS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Deus está ao lado da religião? Ao lado de QUAL religião? Que eu saiba existem muitas... cujos adeptos frequentemente têm o hábito de se matar entre si.

      Excluir
  2. A MAIOR IGNORANCIA ,HOJE, NOS HOMENS, É SENTIR-SE AUTO SUFICIENTES,OU SEJA, NÃO PRECISAAM DE DEUS E PORTANTO IGNORAM A PRÓPRIA PALAVRA DE DEUS... NÃO LENDO A MESMA COMO ORIENTAÇÃO DIVINA. COMO SERIA BOM SE TODA A HUMANIDADE TIVESSE UM TEMPO PARA LER AS SAGRADAS ESCRITURAS E A ENTENDESSE COMO DEUS
    QUER....AMIGOS....VAMOS LER A BIBLIA SAGRADA
    COMO PALAVRA DE DEUS PARA NÓS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom será quando os homens viverem em paz conciliando as diferentes compreensões. (nada fácil mas chegaremos lá!)

      Excluir
  3. Não me sinto confortavel e nem feliz em afirmar um fato. 80% dos homicidios, atentados, genocidios, e outros crimes são cometidos por religiosos, tementes a Deus e leitores da bíblia, do alcorão ou outro livro sagrado. Não me perguntem porque que não sei a resposta.

    ResponderExcluir
  4. DEUS REALMENTE NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO,SE VC LER A BIBLIA TODA NÃO VAI ENCONTRAR DEUS LHE PEDINDO PARA TER UMA RELIGIÃO,E SIM AMA-LO E AMAR AO SEU PROXIMO,ISSO É SERVIR A DEUS E NÃO CRIAR RELIGIÕES QUE PROLIFERAM A DISCORDIA,A GUERRA E INTOLERâNCIA u_u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TODA A SABEDORIA QUE INCLINA PARA O BEM PROVEM DE DEUS, ELE TEM O CONTROLE DA MORTE E DO INFERNO TUDO PERTENÇE A ELE, ESSES CIENTISTA DE HOJE EM DIA QUE SER MAIOR QUE DEUS, MAS QUANDO ISSO TIVE PERTO DE ACONTECER ELE MUDA O TEMPO, LEMBRA DA TORRE DE BABEL...

      Excluir
  5. A minha opinião, Deus está bem mais perto da ciência do que da religião, apesar da ciência não prová-lo. E eu creio em Deus.

    ResponderExcluir
  6. A inspiração divina é que permite ao homem se desenvolver nas diferentes áreas do conhecimento. Ele está acima do bem e do mal, e está acima de QUALQUER livro, considerado sagrado ou não. De fato sagrado mesmo é a vida em todas as suas manifestações. Defender um livro é desconhecer seu propósito.

    ResponderExcluir
  7. Na minha visão deus só é desvinculado das religiões no sentido de que deus não existe e as religiões existem. Deus não pode ser acusado de nenhum mal, guerra, violência, homicídio, genocídio, preconceito violência. As religiões sim, podem e a história mostra que em geral todas elas (ou quase) são responsáveis por pelo menos um desses males em algum período de sua existência. Se as religiões não existissem, mesmo que algumas pessoas acreditassem em deus (da mesma forma como algumas pessoas acreditam em duendes), não existiriam ateus porque nunca ninguém seria incomodado, demonizado, rejeitado, violentado em seus direitos ou mesmo assassinado por não acreditar. Não haveria um nome para os que não creem em deus assim como não há um nome para os que não creem em duendes, e é bem possível que o mundo seria bem melhor.

    ResponderExcluir